Senhor dos Passos

Home
Banda e Orfeão
Ramiro O. Leite
Artur Dionísio
Carlos Lameiro
César Mouro
Mário Matos
Museu do Rádio
Personalidades
Artistas
Ligações úteis
Telefones úteis
Turismo e Transportes
Associações
N Senhora Vagos
Senhor dos Passos
Reclamações

 

IRMANDADE DO SENHOR DOS PASSOS

Sobre a história da Irmandade do Senhor dos Passos e da Igreja da Misericórdia, existem alguns textos dispersos por várias     publicações que podem ser consultadas nas Bibliotecas. Extraímos alguns parágrafos do livro "Apontamentos para a HISTÓRIA DE VAGOS" que passamos a transcrever. Chamamos a atenção para o facto deste texto ter sido escrito há mais de cem anos, como facilmente se constata.

E convém mais saber-se, que tendo a irmandade do Senhor dos Passos uma imagem da Senhora da Soledade, esta está como que por favor na egreja parochial, quando o seu logar deveria ser alli, por pertencer á irmandade.

Mas dizia eu que em Vagos não existe presentemente misericórdia, porque o que lá existe é uma irmandade do Senhor dos Passos, erecta na capella do Senhor dos Passos, construida á custa dos rendimentos da irman­dade do mesmo Senhor dos Passos, e se isto não é assim praticou a irmandade ou antes a sua meza administrativa um grande abuso desviando a irmandade e principalmente os seus rendimentos da sua legitima applicação, conforme a vontade dos doadores, e a sua primitiva instituição. A irmandade rege-se por uns estatutos de moderna data, pois são de 28 d'agosto de 1876, e n'esses estatutos alguma cousa existe, como que para dar satisfação áquelles que entendem dever existir em Vagos uma misericórdia, porque assim foi instituída em tempo, havendo quem para esse fim a dotasse com rendimentos e propriedades. Mas as disposições dos estatutos a tal respeito foram redigidas tão estupidamente, que não ficamos sabendo, se aquillo é carne ou peixe.

Aqui faço a minha deprecação para que no altar principal da capella da Misericórdia seja collocada a dona da casa, isto é, a imagem da Nossa Senhora da Misericórdia, como em tempos existia no templo velho.

Para que em capellas que sejam construidas ao lado sejam collocadas as imagens de Senhor dos Passos e da Senhora do Encontro.

Para que dos estatutos desappareçam aquellas e outras disposições irrisórias, cuja crtica acabo de fazer, de modo que a Misericórdia seja Misericórdia tanto quanto lhe permitiam os rendimentos de que dispõe, mas permanentemente, e não temporariamente, muito embora continue a fazer a sua procissão dos Passos com muzica, como já fazia no século passado.

A irmandade do Senhor dos Passos não dispõe de rendimentos fabulosos, pois que os seus orçamentos regulam annualmente, salvo erro, 240$000 reis. Todavia com estes recursos uma administração com critério e honestidade pôde prestar grandes e valiosos serviços á freguezia.

As duas imagens que figuram na sua procissão sem serem duas obras notáveis de esculptura, não deixam comtudo de ter algum merecimento. São de tamanho natural, e ambas do vestir. Ultimamente fora adquirida para o Senhor dos Passos uma túnica de velludo roxo, que a irmandade teve o mau gosto de mandar bordar a ouro.

Estas phantasias não são peculiares, nem da época nem da povoação, porque já anteriormente havia uma túnica de seda também bordada a ouro, e por toda a parte, especialmente nas provindas do norte, existe revelação de mau gosto.

A túnica do Senhor dos Passos deve ser lisa, sem ornato algum, porque o Senhor dos Passos é o Christo marchando para o Calvário, a fim de ser supliciado, e não era crivei que lhe tivessem vestida uma túnica bordada a ouro."

 

Março de 2008 marca o início da presença de elementos femininos na Irmandade, participando elegantemente vestidas com opa, luvas, camisa branca, calça e laço preto, na procissão do Senhor dos Passos.

 

 

Home | Banda e Orfeão | Ramiro O. Leite | Artur Dionísio | Carlos Lameiro | César Mouro | Mário Matos | Museu do Rádio | Personalidades | Artistas | Ligações úteis | Telefones úteis | Turismo e Transportes | Associações | N Senhora Vagos | Senhor dos Passos | Reclamações

Otimizado para 1024 x 768